­

Notícias

Acompanhe e reveja todas as iniciativas desenvolvidas pela Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas.

O JM promoveu a sétima sessão das Jornadas Madeira, que decorreu durante a manhã do dia 25 de janeiro na Escola Secundária Manuela Álvares, no concelho da Ribeira Brava, numa edição repartida pelos anos de 2022 e 2023.

O JM convidou quatro oradores: Carlota Cavaco, vogal da Direção Regional da Madeira da Ordem dos Economistas; Élvio Camacho, Docente Universitário e Investigador; Ricardo Nascimento, presidente da Câmara da Ribeira Brava; Rui Barreto, Secretário Regional de Economia.

Carlota Cavaco foi a segunda oradora a subir ao púlpito na 7ª sessão das Jornadas Madeira 2022/23, iniciativa do JM que levou à Ribeira Brava a temática em redor da Economia, nomeadamente centralizada na questão ‘que rumos seguir?’. Uma questão que a Vogal da Delegação Regional da Ordem dos Economistas afirma que não há uma resposta absoluta, mas sim sugestões e análises económicas.

Nesse sentido, Carlota Cavaco sugere que todos os anos estejamos preparados para adaptarmo-nos às novas realidades. “Todos os anos, meses, dias ouvimos economistas a fazer previsões económicas e muitas vezes são comparados com meteorologistas, porque falham nas previsões. Em territórios como a RAM há décadas que ouvimos que o território é pequeno demais para se conseguir fazer previsões climatéricas e o mesmo acontece com as previsões económicas!”, aponta.

Na sua intervenção, Carlota Cavaco lembrou que a Madeira é uma ilha pequena, com enorme dependência do Turismo e da Construção, “salários baixos, problemas de acessos e transporte de mercadoria, agora com os problemas mundiais que ouvimos repetidamente: custo da energia, taxa de inflação como não se via há décadas, e taxas de juro da divida a subir para controlar a inflação”.

Carlota Cavaco diz, porém, que existem imensas perguntas sem resposta, nomeadamente ‘como vamos lidar com a falta de recursos humanos?; como vamos lidar com a geração de trabalho que procura uma vida equilibrada entre via profissional e vida pessoal?; quem vão ser os nossos turistas, com a Europa em guerra e o poder de compra a baixar?”.

­