­

Notícias

Acompanhe e reveja todas as iniciativas desenvolvidas pela Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas.

Lançamento do livro – “Ilustres Visitantes na Madeira - 1852 a 1950 - Acervo da Photographia - Museu "Vicentes".

A DRM OE promoveu o lançamento do livro – “Ilustres Visitantes na Madeira - 1852 a 1950 - Acervo da Photographia - Museu "Vicentes". O evento decorreu no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, no dia 18 de dezembro. 
 
Este livro tem por base um trabalho de pesquisa interna da Photographia – Museu «Vicentes», nomeadamente em provas fotográficas originais, em negativos e em documentos históricos.
 
Atendendo que a Fotografia «aparece», somente, em 1839 e a Photographia – Museu «Vicentes» possui documentos e provas fotográficas originais a partir de 1852, partiu-se desta data para iniciar a edição do livro, encerrando com a visita do Conde de Barcelona, D. Juan de Bourbon em 1950.
 
Para além da ilustração das imagens pertencentes ao acervo da Photographia – Museu «Vicentes», constará, também, uma breve biografia de cada visitante, para além de notícias da época relativamente à sua estadia.
 
A abertura do Museu «Vicentes» para o desenvolvimento destas iniciativas permite deixar um contributo para o crescimento pela via do conhecimento, reconhecendo, naquele, um ativo de valor superior, facilitando o seu acesso e afirmando a valia cultural ali existente, relevando a incontornável importância da imagem na memória deste arquipélago.
 
Desde o século XVII que o Arquipélago da Madeira é visitado por viajantes que vinham estudar a fauna e flora e que integravam expedições científicas tão características desta época.
 
Com o século XIX, a Madeira é associada a um estância terapêutica sendo visitada por inúmeras figuras nacionais ou estrangeiras que aqui na ilha buscavam melhoras para a sua saúde.
 
Há que referir, porém, que nem todos os viajantes que aportavam ao nosso porto eram doentes, alguns aguardavam aqui o inverno, a fim de se climatizarem aos frios da Europa, seguindo depois viagem. O mesmo se passava na época de verão para se ambientarem ao calor das terras de África.
 
Muitos dos viajantes que passaram pelo Arquipélago da Madeira eram figuras «ilustres» como sejam: escritores, membros da nobreza ou da realeza, homens da Ciência, ou simplesmente figuras proeminentes da política internacional.
 
O livro apresenta-se em língua portuguesa e inglesa.
 
O livro pode ser adquirido on-line ou junto da Delegação Regional da Madeira, à Rua da Carreira, nº 63 – 3º Sala O e o PVP é 35,00 euros.
­